AVALIA O 360
A Avaliação de Desempenho é feita de modo circular, envolvendo todos os elementos que têm alguma interação com o avaliado.
Esta avaliação produz diferentes informações, vindas de diferentes fontes, que asseguram a adaptabilidade e o ajustamento do funcionário às variadas demandas que recebe de seu ambiente de trabalho e de seus parceiros.
Passou a ser uma grife para identificar uma modernidade, pois começou-se a falar em avaliação 90, 180 e 360 graus.
a) Avaliação 90 graus: é a tradicional avaliação onde o superior imediato avalia seu subordinado.
b) Avaliação 180 graus: é aquela que compõe, além da avaliação do superior, a avaliação e a percepção do próprio avaliado, a chamada auto avaliação.
c) Avaliação 360 graus: onde temos como parte do processo a visão, além da percepção do superior imediato, da auto avaliação e dos subordinados, a percepção dos pares, clientes e fornecedores internos.
GRUPO DE AVALIADORES QUE COMPÕEM A AVALIAÇÃO 360 GRAUS
GRUPO
QUEM SÃO (É)
Auto avaliação
É o próprio colaborador que está sendo avaliado.
Superiores
É o chefe imediato do avaliado. O termo está no plural, pois é possível haver mais de um nível de reporte de uma função [...]
Pares
Mercado: Pessoas de mesmo nível hierárquico na empresa, como por exemplo, Gerente Financeiro e Gerente de Produtos, como sendo pares
Leme: compõem em este grupo os colaboradores que sejam exatamente da mesma função que o avaliado ou que, apesar de possuírem funções diferentes, seu trabalho seja uma continuidade ou parte integrante da função do avaliado. Nesse caso, os gerentes não possuem pares, exceto se empresa tiver filiais ou unidades de negócio.
Subordinados
São os colaboradores que fazem reporte ao avaliado.
Clientes internos
São os colaboradores das funções para quem o avaliado gera informações, ou presta serviços internos.
Fornecedores internos
São os colaboradores das funções que o avaliado recebe informações ou serviços para