Avalia de Desempenho
O processo de avaliação de desempenho deve estar atrelado à outros Programas de RH de que possam auxiliar os Gestores em decisões que envolvam benefícios ou processos de ascensão de carreira do colaborador.
Por exemplo: Programa de reembolso educacional, movimentações internas, processos seletivos internos, participação em projetos etc.
Para que o funcionários possa participar de qualquer programas / projetos citados, ele deve ter atingido no mínimo “atinge totalmente” em sua última avaliação de desempenho.
Deve-se ficar claro para o colaborador que caso ele não tenha atingido uma avaliação considerável poderá deixar de participar de benefícios oferecidos pela empresa e até mesmo crescer profissionalmente.
Não trata-se de uma punição, mas sim da conscientização de que a ferramenta de avaliação é utiliza em todas as esferas do desenvolvimento do funcionário.
O objetivo é que o colaborador se sinta engajado em atingir suas metas estabelecidas e ser reconhecido pelo bom desempenho.
Item 7.
Os treinamentos serão executados para todos os envolvidos no processo de avaliação.
Os Gestores serão orientados em como utilizar a ferramenta de avaliação quanto como realizar a abordagem dos seus funcionários para conseguir mensurar se eles atingiram ou não os objetivos estabelecidos.
Os avaliadores irão conduzir a reunião individual com cada funcionário de maneira que eles tragam situações e comportamentos observáveis que apresentem se a meta foi ou não cumprida.
Os treinamentos serão separados pois os conteúdos são diferentes.
Os funcionários serão treinados de maneira a explorar com profundidade cada item de avaliação, seja comportamental ou técnico, para que suas respostas tenham a consistência necessária para avaliação do Gestor.
Item 8.
O processo de comunicação deverá ser realizado de forma atrativa e dinâmica, para que desperte o interesse de todos a participar do processo de avaliação de uma forma positiva.
Os comunicados serão enviados via e-mail à toda a