Avalia Ao
Philippe Perrenoud
Para mudar as práticas no sentido de uma avaliação mais formativa, menos seletiva, talvez se deva mudar a escola pois a avaliação está no centro do sistema didático e do sistema de ensino (p. 145) A idéia de avaliação formativa desenvolveu-se no quadro da pedagogia de domínio ou de outras formas de pedagogia diferenciada, relativamente pouco preocupadas com os conteúdos específicos dos ensinos e das aprendizagens.(p.150)
Não se faz avaliação formativa sozinho, porque apenas se pode avançar nesse sentido modificando bastante profundamente a cultura da organização escolar, não só em escala de sala de aula, mas também de estabelecimento.(p.152 )
Portanto é indispensável, para avançar nessa direção vencer um obstáculo de peso: o individualismo dos professores, a vontade ciosa de fazer como se quer, uma vez fechada a porta de sua sala de aula (Gather Thurler,1994b,1996)(p.152)
11.
A introdução de uma pedagogia diferenciada e de uma avaliação formativa leva, cedo ou tarde, a mexer nos programas. Inicialmente, para abreviá-los, para extrair sua essência: não podemos cobrir um programa excessivamente sobrecarregado senão nos resignarmos com êxito de uma importante fração dos alunos.(p.153)
12.
A vocação da avaliação formativa é a de contribuir para as aprendizagens. Acha-se, portanto,em uma lógica de ação : não é o momento de se resignar com as desigualdade e dificuldades. (p.156)
13.
A avaliação tradicional é uma fonte de angústia para os alunos com dificuldade e até para os demais, que não tem grande coisa a temer, mas não o sabem...(p.156)
14.
... se aceitamos a abordagem sistêmica avaliamos a impossibilidade de mudar ra dicalmente as práticas de avaliação sem fazer evoluir o conjunto da profissão de professor e da organização escolar o que distingue ainda mais a realização das idéias e de modelos sedutores.(p.158)
15.
“ PARA ALÉM DO FRACASSO ESCOLAR: uma redefinição das práticas