AVALIA O
Módulo II: Sistemas e Técnicas
Disciplina: Técnicas de Tratamento de Esgotos Sanitários
PROFESSORA: ALENA TORRES NETTO
ALUNO: Ademir José Alves de Souza
ATIVIDADE AVALIATIVA
1- Defina o termo “esgoto sanitário”. Quais os prováveis componentes do esgoto?
Resposta:
Conceito: Esgoto sanitário é usado para caracterizar os despejos provenientes dos diversos usos das águas, tais como doméstico, comercial, industrial, agrícola, estabelecimentos públicos, etc. Resultado do uso de água pelo homem em função de seus hábitos higiênicos e necessidades fisiológicas.
Composição: sabão, partículas de alimentos, fezes, urina, microrganismos, resíduos sólidos, areia, madeira, compostos orgânicos e inorgânicos solúveis, coloides, sólidos suspensos, sólidos dissolvidos e Matéria Orgânica (cerca de 40% de proteínas, 20% a 50% de Carboidratos, aproximadamente 10% de Gorduras e óleos, Ureia, surfactantes, fenóis, pesticidas e outros) além de grande concentração de Nutrientes (N e P) e Organismos Patogênicos: Vírus, bactérias, protozoários e outros.
2- Descreva as 3 etapas de tratamento de efluentes em uma ETE. Qual o papel primordial dos microrganismos na etapa secundária do processo?
Resposta:
1ª Etapa: SEPARAÇÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS E PARTICULAS DISSOLVIDA
O efluente chega na ETE, o primeiro tratamento é a separação e remoção dos sólidos grosseiros, suspensos, dissolvidos, floculados e decantados, através dos processos:
TRATAMENTO PRELIMINAR
Gradeamento: ocorre a remoção de sólidos grosseiros, onde o material de dimensões maiores do que o espaçamento entre as barras é retido. Há grades grosseiras (espaços de 5,0 a 10,0 cm), grades médias (espaços entre 2,0 a 4,0 cm) e grades finas (entre 1,0 e 2,0 cm) que têm pôr objetivo reter o material sólido grosseiro em suspensão no efluente. O gradeamento garante a proteção dos dispositivos de transporte dos efluentes bombas e tubulações); proteção das unidades de