AVALIA AO DE DIDATICA
Deise Viviane Calixto Weiss1
1- Paulo Freire mostra a grandiosa importância da pedagogia para a libertação dos oprimidos é um parto doloroso, que trás ao mundo um novo mais oprimido, mas liberto estas superações se dão por ideias, por homens engajados nessa luta pela verdadeira pedagogia. Tomando como base as ideias desse autor elabore um pequeno texto falando sobre a importância que o profissional de sociologia tem em contribuir com esse processo de libertação.
2- Segundo Freire ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, mas os homens se libertam em comunhão. Explique como se da esse acontecimento.
3- Uma educação autentica não é feita de A para B, a educação autentica acontece de A com B, diferente da educação bancaria que ele mesmo produz e responde a seu programa, é como se fosse uma doação ou imposição de conhecimento. Explicite o que o humanismo e a dialogicidade é capaz de fazer com o individuo pensando numa educação dialógica.
Respostas:
QUESTÃO 01
O oprimido tem em sua mente que ele é inferior aos demais, onde cedo ou tarde se revela e vai lutar contra os que fazem sua opressão. Essa luta que ele trava só tem sentido, quando ao buscarem sua humanidade, vão restaurar a mesma. Então esta é a grande tarefa humanista, onde o oprimido se liberta de si e dos outros.
A liberdade de qualquer individuo é uma conquista, e não pode ser uma doação, esta liberdade consiste numa busca incessante para se tornarem seres inclusos socialmente. Por esse fato que há a necessidade de um conhecimento de reconhecimento critico, onde se usa da razão, quando não se usa a razão tem-se uma adaptação de sua não liberdade.
Paulo Freire coloca a libertação como um parto doloroso, e que o sujeito deve fazer deste parto uma superação, onde não haja mais opressor e nem mais oprimido.
É muito fácil compreender de que a liberdade só é possível através da práxis autentica, que em forma de ação e reflexão se a faz.
Em tal pratica libertadora a profissional