A ESF Esgotou Se Topamos A Provocac A O 1
2566 palavras
11 páginas
O modelo do PSF esgotou-se? por Giliate Coelho Neto janeiro 25, 2011 Em tempos de UPAeuforia, abro este debate sobre uma das principais apostas do Movimento Sanitário nos últimos 15 anos. O Programa (ou Estratégia) de Saúde da Família, seja enquanto proposta alternativa ao modelo médico-assistencial-privatista, seja enquanto caminho mais geral para garantir um acesso e atendimento de qualidade do SUS, esgotou-se?
Com a palavra, o professor José Aristodemo Pinotti, falecido em 2009. Esse artigo foi publicado em 2008, na Folha de S. Paulo.
***
PSF
JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI
___________
O Programa de Saúde da Família tornou-se obsoleto. Apesar disso, expande-se sem ter a sua estratégia radicalmente reformulada
___________
É PERIGOSO mexer com ícones sem ser iconoclasta, mas o Programa de Saúde da Família (PSF) precisa ser rediscutido com seriedade. Caso contrário, continuaremos a gastar grandes quantias de recursos, com resultados precários.
O PSF conta com 43.024 equipes de saúde coordenadas por médicos para visitar famílias nas suas casas (tem também algumas outras funções).
Gasta R$ 4 bilhões por ano e, apesar de ter começado no início dos anos 90, não conseguiu a cobertura desejada ou diminuição apreciável dos índices de morbiletalidade. Recentemente, avaliação da ONU mostrou que somos o país com o terceiro pior índice de infantil da América do Sul.
Não faltam avaliações críticas. A Unicamp (2006) conclui: médicos com formação heterogênea, especializada, sem conhecimento suficiente para atuar na atenção básica; baixa resolubilidade, falta compromisso com a comunidade; capacitações descontínuas, não atendem às necessidades.
O Ministério da Saúde, em 2002, já apontava: deficiência nos equipamentos, na infra-estrutura, nas atividades educativas e de vigilância à saúde e no sistema de referência; inadaptação às mudanças do perfil de morbidade; vinculação precária ao trabalho, elevada rotatividade; cobertura inferior a 25% em 60% dos municípios e só de 14,5% na