ava hp12c
Para tanto, primeiramente é preciso compreender os fundamentos básicos da matemática financeira. “De uma forma simplificada, podemos dizer que a Matemática Financeira, é o ramo da Matemática Aplicada que estuda o comportamento do dinheiro no tempo. ” Para entender tal comportamento é preciso considerar algumas variáveis. São elas: o valor inicial ou aplicado representado pela letra P, que em função de um tempo n e de uma taxa de juros I (ou i, com letra minúscula, representando a taxa dividida por cem), levará a um valor futuro ou montante, F_n.
O juro, conceito importante da matemática financeira, é a remuneração em cima de uma aplicação, e pode ser imposto no regime simples ou composto. A diferença entre ambos é que, no regime simples, o mesmo é calculado a cada intervalo de tempo sob o valor inicial da aplicação, enquanto no regime composto, tal cálculo é efetuado em cima do valor acumulado em cada período.
Para realizar cálculos financeiros, depois de uma interpretação do problema e da coleta de dados, devemos aplicar tais informações nas seguintes formulas:
No caso da aplicação a juros simples,
F_n=P×(1+in)
E quando aplicado a juros compostos,
F_n=P×〖(1+i)〗^n
No mercado financeiro é predominante a