Matematica
Ivonete Melo de Carvalho
Palavr as Chave: Dinheir o, Inflação, Risco
1
HP12C A taxa de jur os da aplicação. O r egime de capitalização do ganho.
2
Oper ar com taxa per centual (inter est r ate), taxa unitár ia e fator ir r edutível. Oper ar com aumentos de uma mer cador ia por meio do fator de aumento, bem como fazer os aumentos sucessivos. 3
Entender como r eduzir o valor de uma mer cador ia por meio do fator de r edução. Reconhecer o funcionamento do sistema de jur os simples, bem como montar uma tabela par a eles.
4
Compr eender o cálculo do jur o composto, montar uma tabela par a melhor esclar ecimento. Difer enciar um sistema e outr o, fazendo alguns compar ativos.
5
A calculador a HP 12C, possui teclas financeir as básicas.
6
Os r egimes de jur os estudados em Matemática financeir a, são conhecidos como jur os simples e jur os compostos. No r egime de jur os simples, apenas o capital inicial r ende jur os. Os jur os não são capitalizados, não r endem jur os sobr e jur os.
No r egime de jur os compostos, os jur os são capitalizados e passam a r ender jur os, ou seja, ocor r er á a incidência de jur os sobr e jur os.
8
Jur os simples são calculados sobr e o capital. Por definição, dizemos: J =C*i*n onde: J = valor dos jur os C = valor do capital n = númer o de per íodos i = taxa de jur os
9
Por definição, montante (M) é a soma do capital com os jur os, por isso, podemos escr ever : M=C+J M = C + Cin M = C*(1 + i*n)
10
No r egime de jur os simples, usar emos a seguinte fór mula: PV = FV * (1 + i*n) onde: PV r epr esenta valor pr esente
FV r epr esenta valor futur o
i significa taxa de jur os n r epr esenta o per íodo 11
PV = Valor Pr esente C = Capital inicial A = Valor Atual FV = Valor Futur o M = Montante final N = Valor Nominal
12
Jur os compostos são calculados sobr e o montante. Por definição, dizemos: J = C * [(1 + i)n 1] onde: J = valor dos jur os C =