matematica financeira
Curso de Ciências Contábeis turma 2ª e 3ª Série A
ATPS - AVA
Prof. Favia Guimaraes
Ribeirão Preto - SP
27 de março de 2014
ATPS- MATEMATICA FINANCEIRA
1-ETAPA (Passo1)
O regime de capitalização é um regime financeiro e pode ser visto como uma forma em que se verifica um crescimento de um capital.
O regime de capitalização pode ser de forma simples ou composta, em um regime de capitalização simples os juros são calculados utilizando como base o capital inicial (VP), porem no já no regime de capitalização composta as taxas de juros são aplicadas sobre o capital acumulado dos juros.
Juros Os juros podem ser definidos como juros o rendimento que se obtém quando se empresta dinheiro por um período. Os juros são para o credor como uma compensação pelo tempo que ficará sem o dinheiro.
Lucro, prêmio de dinheiro emprestado: emprestar dinheiro a juros.
Juros compostos, juros devidos por um capital formado do capital primitivo acrescido de seus juros acumulados até a época do vencimento.
Juros simples, juros devidos pelo capital primitivo não acrescido de seus juros."( Aurélio)
Capital:
O capital pode ser visto como um bem durável, que pode ser convertido em uma produção como forma de investimento, pode ser aplicado e pode até mesmo ser depreciado. Em suma o capital pode ser representado por algo produzido pelo trabalho humano com objetivo de aumentar para ganhar poder no meio econômico.
"Todo bem econômico suscetível de ser aplicado à produção; toda riqueza capaz de produzir renda; fundo de dinheiro de um particular ou de uma empresa; patrimônio, Cabedal. “(Aurélio)
Juros simples.
O regime de capitalização de juro simples mostra que o capital aumenta de forma linear e ate de forma previsível.
Nele se concentra a aplicação de conceitos básicos para a matemática sendo uma função de 1º grau.
Juros compostos:
Na capitalização composta também existe o juros presente no valor inicial