AV1 TICA NA SA DE
Profa.: Beatriz Acampora E Silva de Oliveira / Data: 04/10/2013
1a Questão (Ref.: 201201688556)
A correspondência alma-corpo baseia os fundamentos de uma ética voltada para o exercício da liberdade. Os homens é que causam as paixões, não que estas devam estar subjugadas à razão ou vice-versa. Segundo o pensamento de Baruch Espinosa, podemos afirmar que:
a liberdade é ter dinheiro para comprar o que se quer. a liberdade é autodeterminação, autonomia. a liberdade é ignorância, anomia. a liberdade é acomodação, heteronomia. morar sozinho e fazer o que tiver vontade, sem dar satisfação a ninguém.
2a Questão (Ref.: 201201691409)
A biossegurança, a biotecnologia e a intervenção genética em seres humanos, além das controvérsias morais como aborto e eutanásia, requisitavam novas abordagens e respostas ousadas da parte de uma ciência transdisciplinar. Mais que uma metaética, a bioética engloba áreas que oscilam entre:
o bioeconômico e o biopolítico. o biodireito e o teórico biopoder. a bioestética e a biofiosiologia. a biodiversidade e a biopsicologia. o biofamiliar e a bioescola.
3a Questão (Ref.: 201201691437)
Em 9 de outubro de 1996 foi criada a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, após discussão entre a sociedade civil organizada, comunidade científica, sujeitos de pesquisa e Estado, o Ministério da Saúde elaborou esta resolução em que constam as:
Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo serpentes. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo leões. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo macacos. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo ratos.
4a Questão (Ref.: 201201717286)
Com relação à doação de órgãos de cadáver no Brasil, é correto afirmar que:
Fundamenta-se no chamado consentimento presumido. Não é possível a doação de órgãos de cadáver no Brasil. Só é