Auxiliar de Laboratorio
E-mail: Mikaelle2001@hotmail.com
Formação: Estudante do Ensino Médio (2º ano)
Curso: Auxiliar de Laboratório Qualidade no Laboratório clínico
O constante processo tecnológico na área laboratorial tem possibilitado o aumento dos números e tipos de amostras de analises, possibilitando a importância do laboratoriona decisão medica e na tomada de condutas terapêuticas.
O que se aumenta a elevação dos custos no laboratório é a não adequação do exame ao seu principal objetivo. Um exame é correto quando é claramente indicado, sem grandes custos e disponível para as pessoas a que se destina. Ao realizar o exame é necessário a avaliação da quantidade que gastará e seus benefícios para o diagnostico e tratamento, porém, o exame pode ter valores desnecessários, além de aumentar o risco de resultados falsos, assim levando a outros exames procedidos e aumentando mais ainda o seu custo.
O exame dividi-se em três etapas: fase pré-analitica, analítica e pós analítica. A fase pré analítica e a pós estão relacionadas as execuções dos exames. A fase pré analítica é a indicação do exame realizado pelo médico para o paciente, Coleta, transporte e recepção das amostras adequadas ao exame, quando não são de responsabilidade do laboratório, também podem estar incluidas.
A fase pós analítica refere-se a indicação do resultado do exame do medico ao paciente. Indicadores laboratoriais
Os indicadores são uma forma de informar a qualidade ou quantidade, associado a um processo ou resultado, sendo possível indicar as mudanças durante o tempo e verificar ou definir objetivos ou utiliza lo para determinadas ações, São também, medidas numericas de erros em relação aos acertos.Um processo é somente considerado satisfatório se estiver dentro dos limites estabelecidos pelos indicadores. O intuito não é apontar respostas mais sim indicar problemas.
Durante a fase pré analítica precisasse de