autor
Teste de Jones
Dissolver 10 g de óxido de cromo VI (CrO3) (pode ser também K2CrO7) em 10 mL de ácido sulfúrico concentrado. Adicionar cuidadosamente esta solução a 30 mL de água. Dissolver 4 gotas de álcool n-butanol/etanol em 20 gotas de acetona pura em um tubo de ensaio. Adicionar, com agitação, 5 a 6 gotas da solução de ácido crômico. Observar.
Faça um teste de controle com a acetona (somente acetona e Reagente de Jones), e compare os resultados. O teste positivo para álcoois primários e secundários, consiste no aparecimento de uma suspensão opaca com uma coloração que vai do verde ao azul. Os álcoois terciários não reagem, permanecendo a cor laranja. Repetir o procedimento anterior para os alcoóis sec butanol e terc-butanol.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dissolver 2 gotas de amostra a ser analisada (ou 0,02 g, se a amostra for sólida) em 10 gotas de acetona pura, e adicionar com agitação, 5 a 6 gotas da solução de ácido crómico. O aparecimento imediato de um precipitado verde confirma a presença de álcool primário ou secundário.
Observação: A acetona usada no teste deve ser realmente pura. Se necessário, purificá-la por destilação de pequena quantidade de permanganato e potássio.
Reagente: Trióxido de cromo (CrO3) a 25% em de H2SO4 diluído em água a 1:3.
Oxidação por Dicromato de Potássio
Meça 2 mL de uma solução acida de dicromato de potássio 0,125 Mol e transfira para um tubo de ensaio; e meça 1 mL de solução diluida (1:3) de acido sulfúrico. OBS: pode-se utilizar solução sulfocromica;
Adicione 3 gotas do álcool ao tubo de ensaio e agite-o;
Observe a mudança de cor e odor do sistema; Aqueça em chama branda até evaporação;
Solução sulfocromica
1.Pesar 60g de Dicromato de potássio grau técnico, transferir para um bécker de 2L;
2. Adicionar 300ml de água destilada e homogeneizar;
3. Transferir COM EXTREMO CUIDADO 1L de Ácido Sulfúrico