Autonomia
Para começar a responder a esta questão primeiramente vamos analisar o que é autonomia segundo o significado da palavra retirado site http://www.significados.com.br/autonomia/.
Autonomia é um termo de origem grega cujo significado está relacionado com independência, liberdade ou autossuficiência. Em Ciência Política, a autonomia de um governo ou de uma região pressupõe a elaboração de suas próprias leis e regras sem interferência de um governo central nas tomadas de decisões.
Em Filosofia, autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente (Racional é um adjetivo oriundo do termo latim "rationalis" e é usado para descrever alguém que é dotado e faz uso da razão, que raciocina, que é razoável, está conforme à razão = Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas ( Premissa significa a proposição, o conteúdo, às informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão.). É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano) as suas próprias escolhas.
Então percebo que autonomia é o direito de cada um de nós, porém se pensarmos que a autonomia será exercida segundo os conhecimentos e vivencias de cada pessoa é necessário que para não interferência na organização da saúde os seus colaboradores estejam bem preparados assim como defende juristas como André Pereira, do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito de Coimbra, autonomia é a autodeterminação da pessoa com capacidade de julgamento e de discernimento. No universo dos cuidados de saúde a