Modernismo no Brasil
Neste trabalho destacaremos um movimento literário que se iniciou no continente europeu e alcançou o nosso país, trazendo consigo sua principal característica, o desejo de expor sua realidade, movimento este denominado: Modernismo.
O que é modernismo
Modernismo foi um movimento da literatura moderna nas letras. Esta engloba manifestações vanguardistas como o Futurismo, o Super-realismo e o Dadaísmo.
Objetivo do Modernismo
O objetivo do Modernismo, no que se refere à literatura, foi indicar a necessidade de renovação, opondo a modernidade ao tradicionalismo.
Modernismo no Brasil
O modernismo brasileiro foi iniciado no século XX. Na época, a preocupação dos autores modernos era substituir os antigos valores. Teve início em meio à fortalecida economia do café e suas oligarquias rurais. A política do “café com leite” ditava o cenário econômico, ilustrado pelo eixo São Paulo - Minas Gerais.
O Modernismo tem seu marco inicial com a realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo de artistas formado por pintores, músicos e escritores pretendia trazer as influências das vanguardas europeias à cultura brasileira. Essas correntes europeias expunham na literatura as reflexões dos artistas sobre a realidade social e política vivida. Porem esse desejo de mostrar um Brasil de verdade, com suas favelas, seu povo sofrido, marginalizado, sem os idealismos românticos, começou com obras futurísticas produzidas no país desde 1902 a partir da obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, que descreveu a Guerra de Canudos.
Fases do Modernismo no Brasil
O Modernismo Brasileiro foi dividido em três fases
1ª fase (de 1922 a 1930)
Nessa fase, os temas nacionais eram frequentes e a vida em seu cotidiano extremamente valorizada. Além disso, a Literatura fugia da linguagem culta, aproximando-se da linguagem popular.
Principais representantes: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Alcântara Machado, Graça