Entrevista com Enfermeiro
Entrevista
Com
Enfermeiro
EQUIPE: Adriana Bernardo, Ana Paula Martins, Daniele Vieira, Josiane de Souza, Larissy Dutra e Lorena Carla.
Professor (a): Josiane
Disciplina: Enfermagem e Trabalho
1. Porque escolheu a Saúde da Família para trabalhar?
R: Escolhi a saúde da família porque me identifico. Não gosto de trabalhar sob pressão, ex: Pronto Atendimento. E gosto de dar continuidade ao cuidado do paciente.
2. Qual a importância do enfermeiro da família para a comunidade atendida?
R: A comunidade com o passar do tempo, adquiri confiança no enfermeiro responsável pela equipe, pois olha o individuo e cuida do mesmo como um todo. No ambiente familiar faz o pré-natal, e logo após inicia a Puericultura do filho da gestante, e com isso, acompanha seu nascimento sempre promovendo a saúde daquele individuo. 3. Pra você, quais são as habilidades e requisitos necessários para o estudante de Enfermagem se especializar em Saúde da Família?
R: O enfermeiro para a saúde da família tem que ser: Atencioso, organizado, ter pulso firme, saber trabalhar em equipe, ou seja, ser tudo em pouco.
4. Quais os principais desafios e dificuldades que hoje você encontra para trabalhar dentro de uma área/comunidade especifica?
R: Hoje em dia com aumento da criminalidade, violência e trafico de drogas, trabalhar na periferia não esta sendo muito fácil. As pessoas estão mais fechadas, a todo tempo você tem que vigiar o que você faz e fala, pois podemos ser ameaçados por esses que estão comandando nosso país. Outro ponto importante é em relação à precariedade em relação a profissionais e insumos necessários. Isso às vezes nos impede de fazer um trabalho melhor. Além, claro da coletividade de funcionários.
5. Quais são as suas funções na ESF?
R: Enfermeira e coordenadora da Equipe da Família.
6. Essa equipe de ESF é formada por quantos profissionais da saúde