entrevista com um enfermeiro
Instituição: PSPA Posto de Saúde Para Nossa Alegria.
GRUPO 2 – Perguntas de Comunicação e sobre Humanização.
1- Qual a importância da comunicação interpessoal na prática de enfermagem? “Bom, na prática da enfermagem e em qualquer outra área que um profissional possa atuar, a comunicação é super importantíssima. É através dela, que eu passo para outro técnico, na troca do meu plantão, o que aconteceu com determinado cliente e quais as medicações que estou administrando para a sua recuperação ”.
2- Como você é ao se comunicar? “Ah! Todos daqui dizem que eu sou muito simpática e boba. Tanto os pacientes, quanto os meus colegas de trabalho. Então acho que eu me comunico bem. Tento brincar bastante com os meus pacientes para deixa-los bem a vontade também.”
3- Você percebe como você se comunica com as pessoas?
Sim, sim. Eu sempre fui uma pessoa que gosto de conversar olhando dentro do olho do meu paciente. Sei lá, mas acho que assim eu passo seriedade e confiança. Também falo um pouco com as “mãos” (risos) ,sou muito expressiva.”
4- Qual é a sua experiência ao se comunicar com os clientes? “Eu uso uma linguagem bem simples e tento ser bastante objetiva”. Comunico com os meus clientes tudo o que eu vou fazer. Tento dar o máximo de atenção possível para que ele não saia dali com dúvidas e reclamando do meu atendimento.
5- Há uma boa interação? Sim ou não? Quais são as razões? “Olha, as vezes. Algumas pessoas são mais expressivas outras mais reservadas. Depende muito. Então procuro respeitar quem é mais fechado.
6- De que forma a sua comunicação é terapêutica para com o cliente Ou seja, quais habilidades você coloca em prática para que esta comunicação seja terapêutica? “Tipo assim, é o que falei antes... Eu gosto de