empreendedorismo e Intraempreendedorismo
1 - Há diferenças entre o empreendedor e o intraempreendedor?
Bem, a resposta é sim e não. Primeiro queremos esclarecer que este tema (empreendedorismo) é extremamente abrangente vamos abranger apenas uma visão específica. Mas quanto à resposta à pergunta acima ela é realmente sim e não.
Não, para começar, por um detalhe bem simples: o empreendedor arrisca o seu empreendimento e o seu capital, o intraempreendedor arrisca sua carreira e emprego. São diferenças importantes. Lógico, existem outros pontos de diferenças.
Mas é sobre as semelhanças que procuramos dar foco, principalmente pela oportunidade de aproveitar estes pontos para construir um processo de treinamento dentro das organizações, baseado nos princípios do intraempreendedorismo em um eficaz programa de Desenvolvimento de Executivos.
Vamos passar, rapidamente, por algumas características do empreendedor para tentar comparar com as ações do intraempreendedor:
2- O Empreendedor é um sonhador, não é um aventureiro!
Este aspecto do perfil é altamente significativo. O empreendedor, muitas vezes, não está nem mesmo preocupado prioritariamente com o retorno financeiro do negócio, mas sim com a possibilidade de colocar em prática uma idéia que ele tem convicção que será bem sucedida. Porém, não sem parcerias, planejamento, clareza de objetivos. Um empreendedor não é um aventureiro. Ele não se dedica a um negócio porque está entusiasmado. É um processo consciente, objetivo e planejado.
Mais consciente ainda deve ser a atuação intraempreendedora nas suas ações, sobre projetos, em uma unidade de Negócios ou em uma expansão, por exemplo.
A realização, suportada por uma definição estratégica, deve ser o foco principal do profissional de dentro da empresa. Deve superar limites de recursos, financeiros e de prazos da maneira que puder. Para tanto a característica seguinte é primordial.
3 - No perfil uma das características mais importante é