Empreendedorismo e Intraempreendedorismo
O empreendedorismo é um conjunto de fatores que levam o individuo a realizar uma ação ou tomar alguma decisão a partir da necessidade de melhorar algo.
O empreendedorismo tem como características básicas a visão sobre um ponto de vista não observado antes ou não acionado anteriormente e com coragem e competência conquista o objetivo.
O intraempreendedor pode ser um funcionário publico ou privado, pode ser também alguém que participa de um grupo e que tem a característica de empreendedorismo para ajudar, solucionar ou renovar os mecanismos em sua esfera.
O intraempreendedor tem entre suas características a de procurar novos métodos criativos para realização de uma função ou solução de alguma necessidade em seu meio.
Ambos têm como característica principal a de inovar inventando com criatividade para melhorar a sociedade.
DADOS PARA ESTUDOS
Intraempreendedorismo é a versão em português da expressão ''intrapreneur'', que significa empreendedor interno, ou seja empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida. O termo ''intrapreneur'' foi utilizado pela primeira vez em 1985 por Gifford Pinchot III.
O conceito de intra-empreendedorismo foi estabelecido há duas décadas, mas as empresas não estavam dispostas a dar aos empregados a liberdade para criar e, conseqüentemente, errar e oferecer-lhes um orçamento para financiar inovação. Além do mais, não queriam arcar com os custos dos erros que inevitavelmente acontecem no percurso. Hoje esse conceito já está muito difundido e valorizado nas organizações. O intraempreendedorismo (intrapreneuring) é um sistema para acelerar as inovações dentro de grandes empresas, através do uso melhor dos seus talentos empreendedores. É um sistema que oferece uma maneira saudável para se reagir aos desafios empresariais do novo milênio.