Automedicação
JONAS DA SILVA BENEVIDES
AUTOMEDICAÇÃO
ITAPECERICA DA SERRA/ SP 2011
E. E. ANTONIO FLORENTINO
Jonas da Silva Benevides
AUTOMEDICAÇÃO
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para elaboração do trabalho de conclusão do 3° ano do Ensino Médio. Orientador (a): Ana Cristina.
ITAPECERICA DA SERRA/ SP
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4 TEMA 5 PROBLEMA DE PESQUISA 6 JUSTIFICATIVA 7 CONCLUSÃO 8 BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa a seguir servirá, não só para a elevação de meus conhecimentos, mas também para a ascensão do Ensino Médio, o qual terá como tema OS RISCOS QUE A AUTOMEDICAÇÃO PODE CAUSAR. Sendo assim, o projeto terá três etapas, tais como Problema de pesquisa, Justificativa e Conclusão.
TEMA
OS RISCOS QUE A AUTOMEDICAÇÃO PODE CAUSAR.
PROBLEMA DE PESQUISA
Quais são os ricos que as indústrias farmacêuticas trazem, com a publicidade de medicamentos sem prescrição médica?
Quais as medidas que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) toma para prevenir a automedicação?
JUSTIFICATIVA
O cidadão brasileiro tem o hábito de tomar medicamentos sem a orientação médica. Estatísticas comprovam que 30% da população brasileira se automedicam, ou seja, tomam remédios por conta própria. Aliviar a dor imediatamente ingerindo os remédios que passam na televisão pode esconder perigos que poucos imaginam. Por traz do sorriso plástico da mocinha da publicidade que estende a mão com pílulas coloridas o “paciente” se ilude acreditando ser aquele o melhor para sua saúde. O que é um erro.
Percebe-se, que o problema é universal antigo e de grandes proporções. A automedicação pode ser considerada uma forma de não adesão as orientações médica e de saúde. Nesse sentido Hipócrates já dizia: “Toda vez que um indivíduo diz que segue exatamente o que eu peço, está mentindo”. Não há como acabar com a automedicação, talvez pela própria condição humana de testar e