Automação Industrial
Mecânica
Disciplina: Eletrotécnica Geral II
Assunto: Automação Industrial
Data:05/Maio/2011
1. Introdução
O sistema de automação industrial consiste basicamente na execução de tarefas rotineiras de um processo por meios automatizados. Este processos podem ser parciais ou totais dentro de um conjunto, podendo também serem caracterizados pela simplicidade ou pela complexidade da ação em questão.
2. Desenvolvimento
Princípio de Funcionamento
Os controles de automação já estão refletidos na maioria das empresas hoje em dia. Como exemplos mais claros de processos de automacão, podemos citar desde o mais simples mecânico como o sistema de controle de vazão por bóia, até um sistema complexo de controle de corrente, herts ou voltagem como um inversor de frequência.
2. Desenvolvimento
Princípio de Funcionamento
Os sistemas de controle da automação podem ser dividos mais claramente em:
O
Sistemas de malha fechada e malha aberta.
sistema de malha aberta configura o sistema mediante uma “programação” préefetivada, ou seja, a resposta do próprio mecanismo não é levada em consideração para melhorar seu desempenho e as variáveis externas também não são levadas em consideração.
2. Desenvolvimento
Princípio de Funcionamento
O sistema de malha fechada realimenta o mecanismo controlador melhorando sua resposta também pode levar em consideração as variáveis externas ao processo, como por exemplo, a temperatura de um forno perante o seu queimador ou a rotação de um motor perante uma oscilação na sua fonte de energia.
2. Desenvolvimento
Princípio de Funcionamento
Os tipos de sistema de malha fechada podem ser divididos em:
Sistemas ON-OFF – respondem de forma simples, ligando ou desligando uma chave. Caracterizamse pela instabilidade do sinal de saída.
Sistemas proporcionais – estes por sua vez, já respondem de forma mais adequada, mas mesmo
assim