trabalho de qualidade
FACULDADE DE TECNOLOGIA TUPY CURITIBA
JONATHAN DIOGO DOS SANTOS
IDEVANDRO BRANDONI
HISTÓRIA DOS 5 SENSOS
CURITIBA
2012
JONATHAN DIOGO DOS SANTOS
IDEVANDRO BRANDONI
HISTÓRIA DOS 5 SENSOS
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Qualidade da Faculdade Tecnologia Tupy Curitiba, sob orientação da Prof. Adriana Coleto
CURITIBA
2012
JONATHAN DIOGO DOS SANTOS
IDEVANDRO BRANDONI
HISTÓRIA DOS 5 SENSOS
No final da década de 40 e inicio da década de 50, após a segunda guerra mundial.
Este programa foi sistematicamente praticado no Japão, servindo para iniciar o processo de reconstrução do pais e da população sofrida com as consequência do horror da guerra: causa e destruição. (OLIVEIRA J. C., 1997) O professor Karou Ishikawa citou no inicio do programa: “...vamos começar varrendo...”, sendo esta indicação concreta no inicio da pratica sistematizada dos 5 sensos no Japão. (OLIVEIRA J. C., 1997)
CARACTERIZAÇÃO DOS 5 SENSOS
1-SENSO DE ARRUMAÇÃO SEIRI
O Senso de Arrumação significa iniciarmos a identificação dos itens necessários de desnecessários existentes nos nossos ambientes. (OLIVEIRA J. C., 1997)
2-SENSO DE ORDENAÇÃO SEITON
O Senso de Ordenação significa determinar o melhor local para guardar os materiais e objetos de forma que possa ser localizados fácil e rapidamente quando precisarmos usá-los. (OLIVEIRA J. C., 1997)
3-SENSO DE LIMPESA SEISO
O Senso de Limpeza significa limpar i inspecionar todos os ambientes, maquinas, equipamentos, deixando tudo muito limpo, buscando o estado de purificação e nas melhores condições possíveis para o uso. (OLIVEIRA J. C., 1997)
4- SENSO DE ASSEIO SEIKETSU
O Senso de asseio significa que os três sensos