Automação de bibliotecas
CURSO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
VERIDIANA SILVA
AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS
São Luís
2011
VERIDIANA SILVA
AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS
Paper apresentado à disciplina Linguagens Formais, Sistemas Autômatos e Computabilidade do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco para obtenção da 2ª nota do 2º bimestre, ministrada pelo professor Haroldo Gomes.
São Luís
2011
AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS¹
Veridiana Silva² Haroldo Gomes³
RESUMO
Mostrar a importância da automação nos diversos setores, como: indústria, comércio e residências, focalizando no processo de automação de bibliotecas. Serão apresentadas pesquisas teóricas e de campo a respeito dos processos de automação em um setor específico de uma instituição de ensino e os benefícios trazidos para os funcionários e usuários deste setor.
Palavras-chave: automação, processos, benefícios. 1 INTRODUÇÃO Em nossos dias, as mudanças que surgem rapidamente, necessidade de decisões rápidas, revolução de processos de transmissão e o avanço contínuo da tecnologia podem trazer implicações nos processos de organização e acesso à informação. Com isso, surge a necessidade de informatizar e automatizar serviços a fim de tornar flexíveis, ágeis e precisos os processos antes feitos manualmente. A automação teve início no século XVIII, a partir da Revolução Industrial, com o intuito de tornar os processos fabris mais ágeis e precisos, este fato ocorrido no setor industrial logo foi visto como opção também em outros setores. Hoje, pode-se ver a presença da automação em diversos setores, como: comércio, instituições de ensino, hospitais, residências, etc.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar, analisar e exemplificar através de uma modelagem os processos de automação no setor de biblioteca em um estabelecimento de ensino. E foi dividido nos seguintes tópicos: o que é Automação e como surgiu,