automatização embalagem de pregos
O projeto apresentado é utilizado na etapa final do processo de embalagem de pregos, possibilitando a verificação automática do peso do produto, conforme especificação contida na embalagem do produto.
O produto é comercializado e entregue ao cliente na unidade peso (Kg), portanto, é extremamente importante a sua verificação para total segurança do conteúdo entregue. Para realizar tal operação, o projeto da esteira irá verificar se o produto indicado está de acordo com o peso especificado na embalagem, que é de 1Kg, tendo tolerância de 80g para mais ou para menos.
Caso o produto não atenda as especificações mínimas a esteira contará com um descarte automático do produto para possível adequação futura, impossibilitando que ele seja comercializado fora das especificações necessárias.
2 DEFINIÇÃO DO PROJETO
A esteira transportadora correspondente ao projeto (Figura 1 e 2), irá receber o produto (pacote de pegos de 1Kg) de um sistema automático anterior, que não será descrito neste trabalho. Após o pacote entrar na esteira, o motor elétrico é acionado, acoplado a uma redução, transporta a caixa na esteira até a célula de carga onde será feita a verificação do peso.
A embalagem é detectada na posição para verificação do peso através de um sensor óptico, que para o movimento da esteira por alguns instantes, ajustado no programa do CLP, até que se obtenha a medição da célula de carga. O peso estando de acordo com as especificações, a esteira transporta a embalagem para o processo final (etiquetagem e armazenamento na caixa de envio). Caso o peso não esteja de acordo, um cilindro pneumático, situado sobre a esteira e alinhado com a célula de carga é acionado, descartando a embalagem em um recipiente para possível adequação futura.
A esteira também conta com um sensor óptico na parte final do processo (após o cilindro que seleciona as embalagens não conformes), responsável por detectar a passagem das embalagens aprovadas. Caso ele detecte