perguntas e respostas
Jornalismo turma 2- manhã
Professor Roberto Joaquim
Ana Catharina
Henrique Dolezar
Laryssa Manfrinato
Leticia Scopetta
Questões
O que é Campo Social? Explique.
O que é autonomia relativa?
O que é distribuição de Capital para Pierre Bourdieu?
O que é habitus?
O que é agendamento?
Os temas discutidos no cotidiano são determinados pelas mensagens da mídia?
O campo social constitui-se em uma divisão do trabalho e especialização onde existe um espaço abstrato, da natureza social, constituído de relações humanas. No campo social, um interage com o outro. Assim como em um jogo, onde ambos os jogadores agem em busca de uma vitória, porém cada um com a sua especificidade em seu campo.
Dentro da relação entre um campo social e outro, existe a autonomia relativa, onde nenhum campo social é completamente determinado por outro, submetidos aos interesses. Nenhum campo é completamente autônomo; não se configura numa ilha de poder. A hierarquia nos campos sociais é determinada no “valor dos troféus”, onde quanto mais troféus, maior o reconhecimento no seu determinado campo.
Em relação a posições de reconhecimento, quando tratamos de distribuição de capital, nos vem a cabeça certa quantia porém, em cada campo existem capitais diferentes. Os capitais sociais estão relacionados com o reconhecimento que é buscado por cada campo, para uma ocupação de posições e a conquista de troféus em disputa.
Segundo Bourdieu, basta considerar a diferença de capital entre um campo e outro e que, quanto mais estruturado e relativamente autônomo for o campo, maior é a troca de conversão de capitais.
Agendamento é o que o autor expõe como o medo em que os meios de comunicação debatem os assuntos de destaque e polêmicas da atualidade, os quais as pessoas se abastecem para dialogar umas com as outras. Assim, agenda da mídia é uma maneira formal de designar a reunião dos temas abordados pelos meios de comunicação, E