automacao industrial
Aluno: Gabriel Beltrão Pontes Salata
Matrícula: 1013836GMEC
Professor: Humberto Accioly
Data: 12/05/13
1 – INTRODUÇÃO Automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares ou equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de sempre otimizar os processos e reduzir os custos industriais, assim, com uma grande eficiência, ela maximiza a produção com o menor consumo de energia ou matérias primas e também procura diminuir a emissão de resíduos de qualquer espécie, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina. É um passo além da mecanização, onde operadores humanos são providos de maquinaria para auxiliá-los em seus trabalhos.
Com a Automação Industrial pode se gerenciar processos industriais e acompanhar o desempenho dos equipamentos de linhas de produção automatizadas. Podendo desenvolver também sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de máquinas e equipamentos.
Entre os dispositivos eletroeletrônicos que podem ser aplicados estão os computadores ou outros dispositivos capazes de efetuar operações lógicas, como controladores lógicos programáveis, micro controladores, SDCDs ou CNCs). Estes equipamentos em alguns casos substituem tarefas humanas ou realizam outras que o ser humano não consegue realizar.
2 – DESENVOLVIMENTO DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL
Ao longo da década de 80, constituiu-se um segmento produtor de equipamentos de automação industrial de base microeletrônica no Brasil. O desenvolvimento desse segmento industrial se deu sob a reserva de mercado de informática que vigorou no País entre a década de 80 e o ano de 1992. Com base nesse contexto institucional, foram criadas inúmeras empresas de automação industrial, as quais apresentaram, em seu conjunto, crescimento significativo juntamente com o avanço da automação industrial. Com o processo de abertura da economia brasileira a partir