fief
Jequié-BA 02/07/2013
1_ a) Pirandello,Luigi,Henrique IV.Trad. de Aurora Fornoni Bernadine e Homero Freitas.Sao paulo,1991.
b)Luigi Pirandello é natural de Agrigento. Nasceu na Sicília,em 1867,e morreu em Roma,em 1936. Romancista,contista,poeta,ensaísta, dramaturgo.Uma de suas obras mais famosas e constantemente representadas é Seis personagens a procura de um ator,de 1921.
c)O leitor está diante de uma obra teatral do maior dramaturgo deste século. Um autor que é, ao mesmo tempo, irônico, sagaz e, as vezes, até pessimista. O significado de sua obra não pode ser apreendido imediatamente ,numa leitura lincar, ou como espectador burguês, frequentador de teatro para puro exibicionismo ou divertimento.
d)Ao final, o protagonista fere Belcredi com uma espada, concretizando sua vingança. E, assim, condena-se ao uso da máscara para sempre ,uma única defesa contra a punição pelo assassínio de Belcredi.Agora,a máscara será uma imposição, uma prisão. E a personagem acaba não tendo outro nome que o de sua máscara.
e)Henrique IV apóia-se no enigma da lucidez,loucura, ser parecer louco, que provoca tanto espectadores quanto leitores. Até o segundo ato o espectador tem a certeza de que a personagem está louco; daí em diante não podera afirmar categoricamente sua lucidez.
f)Está tradução ofereceu ao leitor brasileiro a oportunidade de conhecer o texto de Luigi Pirandello, que focaliza o homem que enlouquece, vítima de uma experiência desastrosa. Recupera sua sacide mental, mas prefere continuar fingindo ser louco, uma