Intraempreendedorismo
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL
ESCOLA MUNICIPAL ADOLFO RIBEIRO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
[pic]
Elaboração:
RITA ZULEIKA COLAVOLPE CARVALHO
JEQUIÉ
2010
“A percepção ingênua ou mágica da realidade da qual resultava a postura fatalista cede lugar a uma percepção que é capaz de perceber-se. E porque é capaz de perceber-se enquanto percebe a realidade que lhe parecia em si inexorável, é capaz de objetivá-la.”
PROPOSTA DE TRABALHO:
Proporcionar ao educando da Educação de Jovens e Adultos aprendizagem extracurricular que venha a contemplar a dimensão individual, a profissional e a social através do mine-curso “Intra-empreendedorismo: qualificação para o trabalho.”
JUSTIFICATIVA:
Entender a Educação de Jovens e Adultos à luz do legado freireano é indiscutivelmente uma prática acertada. Na epígrafe acima, Freire nos remete à educação problematizadora, que considera o indivíduo como ser histórico, projetando-o na busca do ser mais. A realidade aqui é mutável, permitindo a este ser os sonhos e sobre tudo a capacidade de procurar caminhos para alcançá-los. Hoje a EJA tem desafios que vão além da alfabetização. Tal afirmativa é corroborada por Timothy Ireland, diretor do Departamento de EJA do Ministério da Educação (MEC) de 2004 a 2007, em entrevista concedida à Nova Escola, após a sexta edição da Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos (Confintea), a qual coordenou. Surge então o PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) para atender as demandas de aprendizagem frente a uma nova ordem mundial que dita uma sociedade cada vez mais competitiva e volátil, requerendo dos cidadãos atualizações e inovações constantes. Diante deste novo paradigma, faz-se necessário instrumentalizar a clientela acima citada