Automa O Industrial
Hugo de Souza Pimentel1, Aleksandro Guedes de Lima2, Severino Cesarino da Nóbrega Neto3
1
Aluno de Graduação em Engenharia Mecânica - UFPB. e-mail: hugo@hotmail.com
Professor do IFPB. e-mail: aleksandro@ifpb.edu.br
3
Professor do IFPB. e-mail: cesarino@ifpb.edu.br
2
Resumo: A manutenção é um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma empresa, sendo considerado um setor estratégico. Dentro da conjuntura atual de produção, com prazos cada vez mais curtos, a manutenção se encarrega de propiciar as condições ideais para se atingir as metas estabelecidas pela indústria. No entanto, para se manter como um setor capaz de fornecer as respostas adequadas à produção, é inevitável que a manutenção seja guiada por indicadores que possam efetivamente serem quantificáveis. Neste sentido, este trabalho foi desenvolvido, para evidenciar a empregabilidade dos índices de manutenção classe mundial no campo empresarial, em especial em indústrias do estado da Paraíba. O questionário base para esse trabalho foi respondido por 10 empresas de diversos setores industriais e constatou-se uma alta importância da manutenção associado ao emprego dos indicadores vantajosos a cada ramo.
Palavras–chave: abraman, custos de manutenção, disponibilidade, indicadores de manutenção
1. INTRODUÇÃO
O estado da Paraíba passa por uma fase de transição saindo de uma base essencialmente agrária e ingressando no caminho da industrialização. A chegada de novos ramos industriais acontece devido à atração exercida por facilidades impostas pelo governo estadual, mão de obra abundante e privilegiada localização (Rodriguez, 2002).
A indústria na Paraíba ainda está muito vinculada com a agricultura, sendo os ramos industriais mais importantes: o têxtil, associado ao beneficiamento de fibras vegetais (algodão e sisal), a indústria alimentar, com ênfase na fabricação do açúcar, e o de transformação de minerais não metálicos,