AUTOMA AO INDUSTRIAL
Analisar um problema levando em consideração a relação causa efeito é a chave para organizar ideias; entretanto a noção de causa efeito pode ser extremamente sútil.
Exemplo: pode ser citado a lei de Newton, pois uma força aplicada sobre um objeto inicialmente em repouso fará com que ele comece a se mover na direção dessa força, e uma aplicação contínua dessa força irá ocasionar uma aceleração contínua.
VARIÁVEIS DE UM SISTEMA
Em um modelo é importante saber identificar o que é relevante para o problema, ou seja, o que realmente influi e descartar as variáveis de influência secundária, considere o exemplo crescimento populacional em relação a nascimentos, entenda que com o aumento da população a taxa de nascimento também aumenta e consequentemente quanto mais nascimentos maior a população; considerando agora mais uma variável o índice de mortes. Observe que com o aumento da população aumenta também o índice de mortes e o aumento das mortes diminui a população, representando uma relação negativa entre população e morte.
Com isto o sistema mostra que se taxa de natalidade for maior que a taxa de mortalidade a população pode aumentar, e vice-versa, isso indica como é importante considerar as principais variáveis que influem no comportamento de um sistema, pois apenas o elo de nascimento não é suficiente para representar o sistema, bem como o elo de mortes isolado também.
MALHA ABERTA E MALHA FECHADA
Representa um exemplo da relação existente no forno de um fogão doméstico que quanto mais gás, maior a temperatura, ou seja, há uma relação direta entre essas duas variáveis.
Exemplificando com situações diferentes do fogão doméstico, é o caso do forno elétrico da padaria que possui sistema de controle de temperatura; o forno elétrico consiste no ajuste da temperatura por aquecimento de resistência por meio de (set point), entendendo o sistema que quanto mais energia for liberada maior será a temperatura no forno, e quanto menos energia liberada