Sistemas De Automa O Industrial
INDUSTRIAL
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Automação industrial é o uso de qualquer dispositivo mecânico ou eletroeletrônico para controlar máquinas e processos.
Entre os dispositivos eletroeletrônicos pode-se utilizar computadores ou outros dispositivos lógicos (como controladores lógicos programáveis ou CNC’s), substituindo, muitas vezes, tarefas humanas ou realizando outras que o ser humano não consegue realizar.
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
HISTÓRIA DA AUTOMAÇÃO
INDUSTRIAL
Um moinho era capaz de substituir o trabalho de dez a vinte homens.
A máquina a vapor, que começou a ser utilizada para movimentar equipamentos industriais em
1775 e fez um martelo de 60 quilos dar 150 golpes por minuto.
As primeiras máquinas movidas a eletricidade surgiram em meados do século XIX.
No final do século XIX, as máquinas que usavam a corrente elétrica em circulação em condutores para interagir com o campo magnético produzido por imãs ou eletroímãs, começaram ser utilizadas.
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também contribuiu para a história do controle automático com o desenvolvimento de sistemas para aplicação no lançamento de mísseis.
A criação, em 1947, do transistor ajudou a impulsionar o desenvolvimento da automação. Em 1968, o equipamento chamado
Controlador Lógico Programável (CLP), que substituiu os antigos relés e permitiu fazer modificações rápidas no processo produtivo.
RELÉS
Um relé, de forma bem simples, é um interruptor acionado eletronicamente e que se coloca em um circuito elétrico sendo capaz de interromper ou não o fluxo de corrente elétrica, de acordo com um circuito de controle.
APLICAÇÃO
A parte mais visível da automação, atualmente, está ligada à robótica, mas também é utilizada nas indústrias química, petroquímicas e farmacêuticas, com o uso de transmissores de pressão, vazão, temperatura e outras variáveis necessárias para um SDCD
(Sistema Digital de Controle Distribuido) ou
CLP (Controlador Lógico Programável). A
Automação