Automa O Industrial
Sistema de controle de temperatura do fluido
Esquema do sistema de regulação automática de um sistema térmico.
Esquema de Controle Manual de um Sistema Térmico.
Sistema de controle de temperatura do fluido
Controle de um eixo em malha aberta.
Automação Industrial
Controle automático e manual
Nome: Ronaldo Murilo Leite N°: 28 ELE1M
Jandira
2012
Controle automático
Controle Manual
Conclusão
Conclui-se que existem dois sistemas de controle: o manual e o automático. Onde a saída do controle manual, independe da saída, ou seja, ele possui um sinal pré-determinado, que não faz comparação com a entrada. Já o controle automático, por sua vez, recebe um feedback, que manda um sinal da saída para ser comparada com a entrada.
Resumo
Um sistema de controle é basicamente um sistema entrada(s)-saída(s). O sistema a ser controlado é, em geral, chamado de processo ou planta. O processo é um sistema dinâmico, ou seja, seu comportamento é descrito matematicamente por um conjunto de equações diferenciais. Como exemplos de sistemas dinâmicos temos, entre outros: sistemas elétricos, mecânicos, químicos, biológicos e econômicos. A entrada do processo é chamada de variável de controle ou variável manipulada (MV) e a saída do processo é chamada de variável controlada ou variável de processo(PV).
A filosofia básica de um sistema de controle é unir o resultado da leitura dos elementos sensores com a ação dos elementos atuadores. Eles recebem as informações lidas dos sensores para saber o atual estado do processo, executa cálculos e lógicas pré-definidas (também chamadas de lei de controle) e envia o resultado para os atuadores, de modo que a situação atual do processo seja modificada para que se atinja um ponto de operação próximo do desejado.
Para projetar um controlador são utilizadas diversas ferramentas computacionais, técnicas e teorias de controle. As ferramentas