Usinas Nucleares
Índice
Introdução
Fissão Nuclear
A Usina Nuclear
Usinas Nucleares no Brasil
Segurança
Vantagens
Desvantagens
Lixo Radioativo
Introdução
•Atualmente no mundo, a participação da energia nuclear ainda é pequena, se comparada com a grande quantidade de centrais térmicas baseadas no carvão, principal matéria prima energética do início do século, e do óleo, derivado do petróleo.
Mas já pode ser comparada à quantidade de hidroelétricas, que foram as mais construídas durante os últimos anos.
Fissão Nuclear
A Fissão Nuclear acontece quando um átomo
(geralmente de urânio U-235) é bombardeado com nêutrons. Então, este átomo ficará com uma massa maior, tornando-se muito instável.
A Usina Nuclear
Usina Nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que através de uma reação nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia elétrica.
Usina nuclear em Angra Dos Reis - Rio de
Janeiro, Brasil
Usinas Nucleares no
Brasil
O programa nuclear no Brasil abrange um amplo uso da
energia nuclear, sempre voltado para fins pacíficos. Há cerca de 3 mil instalações em funcionamento em todo país (não são usinas, são instalações que exploram de alguma maneira a energia nuclear) que utilizam material ou fontes radioativas como combustível para setores da produção industrial, ou no campo da saúde ou ainda pesquisa, principalmente na área química. Ainda assim, a energia produzida por meio de combustível nuclear é ainda ínfima, muito pequena em relação por exemplo à energia hidrelétrica, e em menor proporção, à termoelétrica. Segurança
Uma usina nuclear é munida de vários sistemas de
segurança, que entram em ação automaticamente em casos de emergência. O principal deles é o sistema que neutraliza a fissão nuclear dentro do reator. São centenas de barras, feitas de