AUTOCRACIA VS BUROCRACIA
UMA ANALISE PARA A RESULTADOS LOGICOS O estilo de liderança adotado, pelos gestores, é de fundamental importância para a criação de uma cultura organizacional e obtenção de resultados lógicos.
Autocrática: o poder é centralizado e a hierarquia é determinante para definir o comando. Não há diálogo ou discussão de idéias, o chefe manda e os empregados obedecem cegamente. A coação e a punição estão presentes como forma de manipulação. As simpatias e antipatias pessoais interferem nas relações de trabalho. Os reflexos na cultura organizacional tem conseqüências muito mais fortes, sendo muito mais difícil provocar uma mudança nos hábitos, mesmo se adotarmos novos estilos de liderança, principalmente quando se passa por um período muito longo imerso neste estilo de liderança, até porque, é através de um longo período sob um mesmo estilo de liderança.
Democrática: Com base no dialogo e na negociação das metas e objetivos. O trabalho do grupo é que determina o sucesso ou não do projeto, não existe particularismo e sim cooperação mútua. A democracia deve ser cada vez mais abrangente e a possibilidade de questionamentos deve ser ampliada. A análise de muitas variáveis deve ser feita antes da decisão ou ação. Esta realidade nos leva a avaliar um paradoxo do atual momento e que dificilmente teremos uma fórmula ideal sobre a melhor proposta a ser desenvolvida. Cada organização é única e deve desenvolver modelo próprio.
Cabe ao moderno administrador, além de impor um estilo distante do autoritarismo, evitar a existência do mesmo dentro da estrutura, e será através da utilização de estilos democráticos de liderança, de forma contínua persistente e duradoura, que poderá apagar as marcas de um passado autocrático mas que, infelizmente, por muitas vezes, deixa seqüelas que irão influenciar na imagem da organização, imagem esta que é um dos elementos formadores da cultura organizacional.