autobiografia literaria
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
Autobiografia Literária:
Roselaine Pereira dos Santos Costa Rodrigues.
Sorriso Mato Grosso, Julho de 2014.
Nasci no ano de 1982, em uma pequena cidade do interior do estado do Paraná, chamada Assis Chateaubriand. Comecei minha vida de estudante no Município de Juína (RO), depois terminei o ensino fundamental, dando sequência ao ensino médio em Foz do Iguaçu (PR).
Minha vida como leitora não foi muito profunda, gostava muito de ler livros que tivesse figuras que demonstravam a leitura e de até mesmo gibis. Chegava até à biblioteca e folheava os livros à procura de desenhos ou figuras do livro. O que me chamava mais a atenção eram as ilustrações, até mais que o nome da obra.
Nessa época li os livros: O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, Iracema, de José de Alencar, O Guarani, também de José de Alencar, Quincas Borba, de Machado de Assis. São essas as obras de que me lembro. A partir dessa época, do término do ensino médio, que aconteceu no ano de 2001, permaneci todos esses anos sem ler livros de qualquer obra que fosse.
Nesse tempo, continuei a ler somente livros que fossem respectivos à música ou livros teóricos de musicalização, então após começar a frequentar a faculdade voltei a ter o hábito de ler novamente, sobre autores de boa qualidade e belas obras. Agora leio bem mais que anteriormente, os livros que nos são indicados são interessantes e nos abrem caminhos para novos pensamentos sobre leitura.
Atualmente, já li livros durante o curso, como, O Rei de Havana, de Pedro Juan Gutierrez; O Quieto Animal da Esquina, de João Gilberto Noll; A Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa; Crônicas de uma Morte Anunciada, de Gabriel Garcia Marques; Segurança, de Teolinda Gersão; Liberdade Adiada, de Dina Salústio; Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca; Big Brother Wasn´t Watching You, de Maia Isabel Barreno; Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago