AUTOAVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA
APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO
Fábio Lucietto1 fabio.lucietto4@etec.sp.gov.br RESUMO: Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca da autoavaliação como instrumento para auxiliar o educador na percepção dos resultados de aprendizagem dos educandos, mais especificamente, no contexto do ensino técnico. Destacam-se algumas experiências contidas na literatura, procurando demonstrar por meio de pesquisa bibliográfica, a importância dessa ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem. Dentre outros aspectos, entende-se que um procedimento desta natureza venha a contribuir para a gestão educacional e o trabalho docente, permitindo que o educador proporcione mais autonomia com relação à aprendizagem aos seus educandos.
PALAVRAS-CHAVE: Autoavaliação; Gestão da aprendizagem; Ensino Técnico.
Introdução
Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca da autoavaliação como instrumento para auxiliar o educador na percepção dos resultados de aprendizagem dos educandos, mais especificamente, no contexto do ensino técnico.
A avaliação escolar é um tema que tem sido debatido entre os estudiosos da educação e seus profissionais, especialmente em aspectos como os possíveis instrumentos que o professor possui para verificar a aprendizagem de seus alunos, ou para definir se determinados métodos avaliativos atendem alunos com características diferentes.
Para a realização dos nossos objetivos, trataremos sucintamente dos tipos de avaliação com ênfase na autoavaliação, destacando algumas experiências contidas na bibliografia especializada, procurando demonstrar por meio de pesquisa bibliográfica, a importância dessa ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem.
1
Professor na Etec Emílio Hernandez Aguilar, Franco da Rocha/SP, Centro Paula Souza.
Orientado por Paulo Constantino.
2. Desenvolvimento
A avaliação vem ganhando destaque em trabalhos de estudiosos da
pedagogia,