Auto institucional
ENGENHARIA BIOENERGÉTICA
Marcela Aguiar
Kethlen Mariotto
Josiane Canuto
CATALISADORES ÁCIDOS
Professor da Disciplina: Jaime Roberto Teixeira Rios
Belo Horizonte
Junho / 2014
INTRODUÇÃO
A produção mundial de combustíveis de origem fóssil tem contribuído significativamente para o aumento dos problemas ambientais que afligem a sociedade moderna. Necessidades como racionalização de formas de utilização de energias não renováveis, aprimoramento de processos de produção industrial e desenvolvimento de métodos de obtenção de produtos com impacto menos agressivo ao meio ambiente têm incentivado diversos estudos.
A energia é um fator determinante para o desenvolvimento econômico de um país e a crise energética aumenta a urgência de pesquisas nesta área. Nesse cenário, destaca-se a produção do biodiesel, que é uma alternativa viável, em termos de combustível renovável. O biodiesel é constituído por ésteres alquílicos obtidos principalmente a partir da transesterificação dos triglicerídeos e/ou esterificação de ácidos graxos, presentes em óleos vegetais ou gordura animal. A reação, normalmente, é conduzida na presença de um álcool de cadeia pequena (normalmente metanol ou etanol) e de um catalisador adequado.
Há uma variedade de formas de obtenção de biodiesel em desenvolvimento, das quais, a mais usada é a reação de transesterificação alcalina, que consiste em uma reação de triglicerídeos com álcool (KUTSDIANA, 2004).
O biodiesel obtido deve ser de alta pureza, não contendo traços de glicerina, água, catalisador residual ou álcool excedente, devendo passar pelas etapas de purificação necessárias (BARROS,JARDINES, s/d).
A figura a seguir mostra todo o processo de obtenção do biodiesel.
Figura 1 – Produção do biodiesel
Fonte: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agroenergia/arvore/CONT000fj0847od02wyiv802hvm3juldruvi.html
Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de