Auto Estima
====Provavelmente você já passou ou está passando por uma situação da sua vida em que se sente sobrecarregado, dia após dia as coisas vão-se acumulando (as que tem para fazer e o sentimento de responsabilidade daquelas que deixou por fazer), chegando a um ponto em que vê-se forçado a abandonar certas coisas., falta a alguns compromissos. Vai-se instalando um sentimento de decepção, pode até chegar a desenvolver sentimento de culpa. O stress faz-se sentir e o desânimo aumenta. No entanto, você levanta-se de manhã com a intenção de fazer nesse dia o que deixou por fazer no dia anterior, mas verificando a dura realidade que não conseguiu cumprir com as expectativas. E ai ao q acontece:
Você começa a cair num ciclo vicioso de acumulação de trabalho, ai vc percebe q necessita dar um empurrão nos seus compromissos e obrigações. E fica cada vez mais difícil cumprir os compromissos. A sensação de incapacidade, de aperto e desespero vai aumentando, prejudicando e diminuindo a sua auto-estima. A partir dai vc começa a dar desculpas, justificativas. E vem um sentimento de culpa e de incapacidade e outros sentimentos vão-se instalando, crescendo e minando a confiança em si mesmo. e este vício é um ótimo combustível para queimar a sua auto-estima –positiva,
======A probabilidade de cair no ciclo da procrastinação é grande, Você criou um estado mental propício à auto-crítica, auto-avaliações negativas de suas capacidades, aptidões e habilidades. Criou um estado mental autodepreciativo, que é uma descrença de si mesmo.
-----------Ai aqui temos algumas características de auto-estima negativa:
Você pensa excessivamente sobre si mesmo, e analisa porque razão você é do jeito que é.
Você tem medo da adversidade, o que lhe provoca uma