Auto Estima
Auto-estima é o “espelho” pelo qual nos vemos, é a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. A partir dela desenvolvemos a forma de nos respeitar, acreditar e amar a nós mesmos. Cuidar da auto-estima requer um trabalho diário e exige dedicação na mesma proporção que se dá aos filhos, ao companheiro, ao conhecimento, à carreira, à saúde e à beleza.
Para saber como está sua auto-estima, pergunte a si mesma se tem feito a você o que faz aos outros: incentivar, admirar, elogiar, desejar o melhor, tratar bem, com carinho e atenção. E então? Que resposta obteve?
Alta auto-estima
Se a resposta à maioria das perguntas foi sim, parabéns! Ao se proteger, você preserva sua dignidade, não permitindo abusos. Se alguém te “atacar”, terá forças para reverter o problema a tempo, pois quem está com boa auto-estima reconhece sua capacidade e confia nela.
A auto-estima elevada é vivida por pessoas que devido ao desenvolvimento saudável de amor próprio e autoconfiança, têm a maior parte do tempo a sensação de “paz” ao tomarem suas decisões e avaliarem suas vidas. Elas se sentem mais satisfeitas com os resultados que obtém no dia-a-dia e não se cobram demais ou se punem ao perceberem que não estão agindo de maneira “perfeita” na vida. Inseguranças, medos e insatisfações aparecem num grau e freqüência bem administráveis. Elas são mais carinhosas e cuidadosas com si próprias.
Baixa auto-estima
Já se as respostas foram mais negativas, avalie-se um pouco mais: A baixa auto-estima está presente em pessoas que estão a maior parte do tempo se sentindo inseguras e indecisas, que buscam sempre agradar aos outros, esquecendo-se de si.
Elas geralmente não expressam os seus sentimentos e os guardam a sete chaves. Na tentativa de ocultar os seus sentimentos para os outros, acabam mentindo para si mesmas. Além disso também podem apresentar tendências perfeccionistas e necessidade de controle de tudo o que acontece a sua volta, o