AUTO ESTIMA PARA O BEM ESTAR SOCIAL
1) Apresentação:
O atual projeto de intervenção social, está sendo realizado na Amas/JF (Associação Metodista de Ação Social, de Juiz de Fora), que atende familias em situação de vulnerabilidade social.
Segundo Augusto Cury (2008) “Os transtornos emocionais, as rejeições, os traumas sociais, as perdas, as frustrações e os estímulos estressantes, se não trabalhados com inteligência pelo seu “eu”, são registrados como zona de tensão na memória.
Durante as atividades de estágio, percebemos em nosso público cidadãos desinformados sobre seus direitos e com baixa auto estima. A princípio observamos cuidadosamente esta realidade e iniciamos atividades que nortearam este projeto de intervenção e para isto, optamos por trabalhar numa perspectiva de desvelar a gênese da desigualdade social presente e levar orientações e informações sobre a auto estima. Segundo o psicanalista José Augusto Goldoni (2012) “a auto estima, juntamente com o amor próprio e a inteligência emocional são base para o ser humano” sem ela o individuo perde a credibilidade, a iniciativa de realização profissional ficando assim a mercê da própria sorte.
Esperamos que o projeto motive essas pessoas a enfrentar situações adversas e colaborar para uma mudança de concepção e comportamento no que se refere ao enfrentamento de situações estressantes. Trabalhamos também com a perspectiva de elucidar os direitos adquiridos e o fortalecimento do processo de participação bem como o debate genérico sobre democracia e cidadania.
2) Justificativa:
A Associação Metodista de Juiz de Fora (AMAS/JF) realiza trabalhos de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A AMAS/JF tem por finalidade promover o desenvolvimento Humano favorecendo a qualidade de vida e dignidade à população carente sem distinção de raça, cor, credo religioso, sexo ou político através de realizações de ações sociais.
Para a concretização de suas finalidades, a AMAS/JF tem como