Psicologia educação - 2006
Apresenta-se neste dossier um resumo das actividades desenvolvidas no âmbito da cadeira de Psicologia da Educação, no ano lectivo de 2006-2007. As três primeiras partes referem-se à sistematização dos trabalhos desenvolvidos para apresentação na aula, e a última a uma reflexão integrante sobre os trabalhos. São apresentados em anexos os diapositivos dos trabalhos, resumos dos textos e actividades da sala de aula. O segundo trabalho “Influência de múltiplos motivos na construção da identidade” foi realizado em grupo com Ângela Patrício. A existência de um terceiro trabalho relaciona-se com a condição de não ter assistido às primeiras aulas, pois só me inscrevi mais tarde, e por não conseguir assistir à aula de segunda-feira integralmente daí este trabalho de compensação.
Parte 1
Ensino para a auto-regulação, criatividade e tolerância
Introdução
Este trabalho estuda a importância da auto-regulação, criatividade e tolerância na eficácia do ensino. Começa por definir os conceitos principais, conceitos relacionados e sua integração em modelos e termina com a apresentação de como aplicar esses modelos ao ensino, conhecendo e estimulando estas características nos alunos.
Auto-regulação
Auto-regulação é o processo que usamos para activar e suster os nossos pensamentos, comportamentos e emoções em ordem a atingir os nossos objectivos (Zimmerman, 2002). Quando os objectivos envolvem aprendizagem, falamos de Aprendizagem Auto-regulada. No panorama social actual as pessoas mudam várias vezes de emprego e de funções ao longo da vida, tal realidade necessita de uma auto-regulação para aprender as novas competências necessárias para o indivíduo se adaptar às novas funções. Ao nível do ensino, alunos auto-regulados apresentam uma maior apetência e competência para aprender. Os alunos auto-regulados conseguem harmonizar a sua competência (skill) para aprender com a sua a sua