Auto controle e Impulsividade
AUTO CONTROLE E IMPULSIVIDADE
1. Objetivo
O trabalho tem por objetivo discutir os conceitos aprendidos na disciplina analisando o filme Requiem para um sonho de Darren Aronofsky. Abordando assuntos como autocontrole e impulsividade que são observados em várias partes do filme como por exemplo as drogas fazendo parte da vida do homem tomando conta de suas escolhas e ações.
2. Breve Sinopse
O filme aborda a história de um casal apaixonado, Harry e Marion que sonham em montar um negócio e assim viverem felizes. Contudo, os dois são viciados em heroína e passam a trabalhar com vendas de drogas. A mãe de Harry é viciada em programas de televisão e um dia recebe um convite para participar de seu show favorito, para caber em seu vestido passa a tomar pílulas de emagrecimento que as poucos a torna viciada neste medicamento. A história permeia por cenas frenéticas e perturbadas que demonstram o psicológico dos personagens e o foco de como as drogas interferem no comportamento humano.
3. Introdução e Histórico de algumas drogas
Historicamente, sabe-se que o uso de substancias naturais é uma antiga prática comum em várias culturas que podem alterar a percepção e estabelecer ligações entre os homens e suas divindades. Desde os Essênios já eram utilizadas plantas de poder em rituais de iniciação. Os índios mexicanos e norte-americanos utilizam o cacto Peiote. Há amplos registros de uso de cogumelos pelos povos da América Central. Na América do Sul temos o uso da Ayahuasca, proveniente dos Incas. A Ayahuasca é uma mistura alucinante de duas plantas da floresta amazônica que foram uma bebida que tem sido usada por tribos indígenas sul-americanas para rituais espirituais e de cura, e como outros alucinógenos, o ayahuasca provoca muitas vezes experiências emocionais muito intensas. Experiências anedóticas levaram os pesquisadores a investigar o uso de alucinógenos como terapia para os transtornos mentais, como