TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE

1227 palavras 5 páginas
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE
DEFINIÇÃO
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), também conhecido como Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável, é um distúrbio mental com um padrão característico de instabilidade na regulação do afeto, no controle de impulsos, nos relacionamentos interpessoais e na imagem de si mesmo. O termo borderline, que na lingua inglesa significa "fronteiriço" não se refere ao limite entre um estado normal e um psicótico, mas a uma instabilidade constante de humor.
PREVALÊNCIA
Apesar de não ser tão divulgada quanto outros transtornos psiquiátricos, afeta de 2 a 4% da população geral, 10% de pacientes psiquiátricos e 20% dos internados em hospitais, sendo que a maior parte das pessoas afetadas (até 70%) corresponde a mulheres.
QUADRO CLÍNICO Identificar uma pessoa com TPB não deveria ser difícil, pois os sintomas incomodam todos os que se relacionam com ela, especialmente familiares, no entanto, com o preconceito que ainda existe com os transtornos psiquiátricos isso é muito comum. É frequente denominar o indivíduo com esse transtorno de “barraqueiro, genioso, difícil”. O quadro engloba algumas manifestações típicas de vários transtornos psiquiátricos como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, mas em geral os pacientes não saíram totalmente do estado considerado normal para serem enquadrados em tais classificações. Em relação ao distúrbio afetivo, os pacientes apresentam diversas sensações, por vezes conflitantes, muitas vezes manifestando tensão aversiva, incluindo raiva, tristeza, vergonha, pânico, terror e sentimentos crônicos de vazio e solidão. Outro aspecto é a exagerada reatividade no humor: Os pacientes com freqüência mudam com grande rapidez de um estado a outro, passando por períodos disfóricos (irritados) e eutímicos ("normais", tranquilos) ao longo de um dia. Além disso, a cognição também se apresenta alterada. A sintomatologia é

Relacionados