Transtorno De D Ficit De Aten O E Hiperatividade
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
1. Conceito Básico
Sabe se que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um distúrbio do neurodesenvolvimento que ocorre em maior índice na infância, porém se consiste como um transtorno neurobiológico. O TDAH é uma das principais causas pelo fracasso escolar. É muito constante o TDAH se desenvolver na infância antes dos 7 anos de idade, porém na maioria dos casos o diagnóstico é realizado depois dessa faixa etária e o mesmo acompanha o sujeito pelo resto de sua vida.
Esse transtorno de acordo com o DSM IV se caracteriza pela capacidade de atenção, impulsividade e hiperatividade, atingindo crianças, adolescentes e adultos. Na maioria das vezes os comportamentos inadequados como consequência desse transtorno podem aparecer em diversos contextos, como na escola, em casa, no trabalho e nas relações sociais. Há três sintomas característicos do TDAH, são eles: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Cada indivíduo combina os sintomas de forma diferenciada. Portanto, esse transtorno pode ser dividido em três tipos: 1. TDAH com predomínio de sintomas de desatenção; 2. TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade e 3. TDAH com os três sintomas combinados (DSM IV, 2000).
De acordo com Graeff; Vaz (2008) apud Rohde (1998);
1. Desatenção os sintomas da desatenção podem ser identificados pelas seguintes manifestações: dificuldade de atentar a detalhes, tendência a cometer equívocos por pequenos descuidos em atividades escolares e de trabalho, dificuldade de manter a atenção em atividades lúdicas ou tarefas em geral, não seguir instruções dadas e não terminar tarefas escolares, ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa, apresentar dificuldade em organizar tarefas e atividades em geral, apresentar esquecimento em atividades diárias e evitar, ou mostrar relutância quanto à realização de tarefas que exijam esforço mental