hiperativismo
COMO A ESCOLA TRATA OS CASOS DE HIPERATIVISMO?
NOÉLHIA NORMANDA GUIMARÃES DA SILVA ALMEIDA
RESUMO
As orientações aqui apresentadas baseiam-se na norma para apresentação de artigo científico, onde irá ser discutido sobre a existência da Hiperatividade e como ela é tratada nas escolas.
ABSTRACT
The guidelines presented here are based on the standard for presentation of scientific paper, which will be discussed on the existence of Hyperactivity and how it is treated in schools.
Palavras-chave: Artigo científico. Hiperativismo. Escolas.
1.INTRODUÇÃO
A hiperatividade infantil, também conhecida como Transtorno de Déficit de Atenção, é um distúrbio comum e presente em 3% até 5% das crianças que estão em fase escolar. Mais comuns em meninos do que em meninas, a hiperatividade também apresenta-se na fase adolescente, sendo encontrada em 5,8% dos jovens de faixa etária de 12 a 14 anos. Um dos fatores mais importantes na presença da hiperatividade é a hereditariedade.
*A coleta de informações referente ao tema,foi realizado através de uma entrevista com a Professora que ministra aulas no ensino primário e médio.
O objetivo do trabalho foi analisar quais os procedimentos que a escola,junto com o professor e a família,auxiliam no tratamento de crianças e adolescentes hiperativos.
2.OBJETIVO ESPECÍFICO
O que é hiperativismo;
Quais as causas;
De qual forma diagnosticar e apontar sintomas;
Quais as alternativas de tratamento.
3. O QUE É SER HIPERATIVO?
A hiperatividade é um dos componentes mais conhecidos do TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A criança/adolescente hiperativa mostra atividade maior que outras crianças da mesma idade. É comum as crianças/adolescentes serem ativas, sem que isto seja uma hiperatividade anormal ou patológica. A diferença é que a criança/adolescente hiperativa mostra um excesso de comportamentos, em relação às outras crianças, além de dificuldade em manter a