Autismo
Muitas escolas e instituições que trabalham com pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autistas usam algum método. Muitos criticam este ou aquele método, algumas instituições trabalham mais de um. É importante conhecermos e pesquisarmos, mas a sua aplicação deve ser por profissionais experientes e verificados quais métodos adequados, não descartando outras abordagens terapêuticas.
Os métodos mais usados para pessoas com autismo estão aqui postados resumidamente
MÉTODOS:
1) Método Padovan
2) Método Teacch
3) Método ABA
4) Modelo SCERTS
5) Método PECS
6) Método Floortime
7) Programa Son-Rise
1) MÉTODO PADOVAN
Fonoaudiologia Padovan
Reorganização Neurofuncional
Este Método está baseado na Reorganização Neurológica, desenvolvida por Temple Fay, neurologista e neurocirurgião americano na Filadélfia, por volta de 1950, nos ensinamentos de Rudolf Steiner, filósofo e pedagogo alemão-austríaco (1861-1925), sobre a natureza do Ser Humano e nos estudos e observações clínicas da pedagoga e fonoaudióloga Beatriz Padovan, que, além disso, acrescentou àquela base seu Método Mioterápico de Reeducação das Funções Orais. (Este método foi publicado pela primeira vez em 1976, na Revista Ortodontia, São Paulo, vol. 9, ns. 1 e 2, jan/abr, sob o título de "Reeducação Mioterápica nas Pressões Atípicas de Língua - Diagnóstico e Terapêutica"). Formou ela, assim, um Método composto de:
a) exercícios corporais, em grande parte derivados da Reorganização Neurológica, na sequência preconizada por Rudolf Steiner e complementados pela própria Beatriz Padovan.
b) exercícios oro-buco-faciais do Método Padovan de Reeducação Mioterápica das Funções Orais.
ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO NEUROLÓGICA
A Organização Neurológica é um processo dinâmico e complexo, mas natural, que leva à uma maturação do Sistema Nervoso Central, tornando o indivíduo apto a cumprir o seu potencial genético, ou seja, pronto para adquirir todas as