Enfermagem
Conceito → É a região da célula localizada entre a membrana plasmática e o núcleo, preenchida por uma substância gelatinosa (semi-líquida), na qual estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas.
Prof.
André Maia
O Movimento amebóide → é um movimento de deslocamento de algumas células através da emissão de pseudópodes. Ex.: leucócitos ou glóbulos brancos e alguns protózoários, como as amebas.
Tixotropismo → é a capacidade que apresenta o citoplasma de mudar a sua composição química de “gel” para “sol”. 2.2 As Organelas Citoplasmáticas São estruturas com forma e funções definidas, encontradas no interior do citoplasma. Principais organelas:
Hialoplasma (Citossol ou Matriz Citoplasmática) → É uma substância gelatinosa (viscosa) que preenche o citoplasma, composta quimicamente por água, proteínas, sais, carboidratos, etc. 2.1 Partes do Citoplasma Endoplasma e Ectoplasma O Endoplasma → é a parte mais interna do citoplasma. Apresenta consistência fluídica (sol). O Ectoplasma → é a parte mais externa do citoplasma, apresenta consistência gelatinosa (gel). 2.2 Movimentos do Citoplasma → ciclose e movimento amebóide A Ciclose → É um movimento no endoplasma celular em forma de uma corrente, onde são observadas algumas organelas se deslocando, como os cloroplastos em células vegetais. 33
→ Retículo endoplasmático (liso e rugoso); → Ribossomos; → Complexo de Golgi; → Lisossomos; → Centríolos; → Mitocôndrias; → Plastos; → Vacúolos; → Peroxissomos; → Glioxissomos.
2.2.1 O Retículo Endoplasmático É um conjunto de canais que se expande no interior do citoplasma (no citossol), formando canais ramificados e sacos achatados que se intercomunicam.
Tipos de retículo endoplasmático: • Retículo endoplasmático rugoso e retículo endoplasmático liso. a) O Retículo Endoplasmático Liso ou Agranular É a parte do retículo endoplasmático que não apresenta grânulos (ribossomos) nas suas membranas.
Função: Síntese de proteínas 2.2.2 Os Ribossomos → São