autismo
Resumo
Abstract
Introdução
Capítulo 1- 1.1 Histórico do Autismo 1.2 Principais características segundo o CID 10 e DSM V 1.3 Leis da inclusão escolar do autista
Capítulo 2- 2.1 Inclusão escolar da criança autista 2.2 Um currículo escolar funcional
2.2 A prática docente em sala de aula e a importância do tutor
2.3 Como é feito o Atendimento Educacional Especializado
Capítulo 3- 3.1 Desafios e técnicas para trabalhar a comunicação
3.2 Estratégias e materiais pedagógicos
Considerações finais
Referências
Capítulo1- Histórico do Autismo
Segundo Eugênio Cunha (2014) o autismo é uma patologia, proveniente de causas desconhecidas, mas com grande contribuição de fatores genéticos, que se manifestam nos primeiros três anos de vida, causando comprometimento na comunicação, interação social e atividades restrito - repetitivas.
"Mas o que é realmente autismo? Essa pergunta não é fácil de responder, pois não se conseguiu, até hoje, uma definição ou delimitação consensual das terminologias sobre ele, seus sinônimos demonstram a complexidade do problema e diversidade dos princípios de esclarecimentos existentes até hoje". (Cunha, 2014,p. 19)
José Raimundo Fación
Os pioneiros a falarem sobre autismo ainda que como quadros de esquizofrenia foram Eugene Breuller em 1906 para definir o encerramento em si mesmo dos seus pacientes definindo os casos como de psicose, acreditando que seus pacientes tinham uma imaginação deficiente (GÓMEZ et al., 2014).
Luts em 1937 define o comportamento de seus pacientes como quadros de esquizofrenia infantil, faz-se necessário analisar a dificuldade que os pacientes encontram de se relacionarem socialmente, o isolamento, dificuldade de expressar afeto e apatia ao outro (GÓMEZ et al., 2014).
Somente em 1943 Leo Kanner define o autismo infantil da criança como quadro específico, entendido como síndrome distinta de outras condições psiquiátricas destacadas por Breuller e Luts, usou esse