Relatório de Laboratório de Química
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL
PROFESSOR FRANCISCO KLEBSON GOMES DOS SANTOS
PRÁTICA: DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
MOSSORÓ – RN, NOVEMBRO DE 2013.
1. OBJETIVOS Medir a densidade de líquidos e de sólidos utilizando a técnica de picnometria e o princípio de Arquimedes.
2. INTRODUÇÃO
A densidade absoluta de uma substância é a razão de sua massa em relação ao seu volume: densidade = massa / volume
Já a densidade relativa é a relação entre a densidade absoluta de um material e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão.
A densidade de líquidos e sólidos são frequentemente expressas em gramas por centímetro cúbico (g/cm³). As densidades de líquidos ou gases podem ser determinadas medindo-se, independentemente, a massa e o volume de uma amostra. Para sólidos a massa é medida através de uma balança e seu volume é definido pela medida do volume do líquido deslocado pelo sólido. O Princípio de Arquimedes pode ser enunciado da seguinte maneira: “Um fluído em equilíbrio age sobre um monólito nele imerso (parcial ou totalmente) com uma força vertical orientada de baixo para cima, denominada empuxo, aplicada no centro de gravidade do volume de fluído deslocado, cuja intensidade é igual a do peso do volume de fluído deslocado”.
A densidade de um monólito (corpo sólido) pode ser definida como a relação entre a massa do monólito e a massa de um volume igual de um líquido. A picnometria é uma técnica laboratorial desenvolvida para determinar a densidade e a massa específica de líquidos utilizando-se um picnômetro. Primeiramente, calibra-se o picnômetro utilizando água destilada a uma temperatura em que se tenha a densidade da mesma, e