autismo
O professor se questiona, será que vou ser capaz de ajudá-lo? Como posso ajudar? Até onde posso exigir do meu aluno?
Em primeiro lugar é preciso entender o que é o autismo e suas principais características.
O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta através das dificuldades nas três áreas do desenvolvimento.
Interação social- A criança apresenta dificuldades em manter contato visual, brincar compartilhado, falta interesse em compartilhar prazeres ou realizações.
Comunicação- Geralmente é a primeira característica a ser observada, a criança pode apresentar ausência total da fala, atraso na fala, fala de forma ininteligível ou de maneira ecolalica, não funcional.
Dificuldades comportamentais- Interesse restrito a objetos ou partes particulares dos objetos como por exemplo, girar a roda de um carrinho por horas ao invés de explorar o brinquedo como um todo. Resistência a mudança de rotinas, estereotipias (movimentos repetitivos) e dificuldade no uso da imaginação.
Depois de entender o autismo o próximo passo é não rotular o aluno, é preciso observar e atentar-se para as características pessoais do aluno, verificar como ele se comporta diante das atividades pedagógicas e só então estabelecer metas ,partindo sempre do que o aluno já sabe.
O vinculo afetivo e a motivação é essencial para uma inclusão com qualidade. O professor deve sempre buscar e manter contato visual com aluno, estimular a comunicação, propor atividade inclusivas com toda a turma, propiciar e mediar as brincadeiras entre o grupo, usar sempre uma linguagem simples, clara e firme.
Utilize todos os recursos disponíveis para ensinar, computadores, livros, músicas. Observe os interesses da criança, e utilize-os como motivadores para facilitar a aprendizagem, penetre no mundo autista para entender como esta criança aprende. Para muitas destas crianças o estímulo auditivo, visual ou