processos de fabricacao
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
FUNDIÇÃO COM MOLDES DE AREIA
Petrópolis
2014
FUNDIÇÃO COM MOLDES DE AREIA
Projeto do Trabalho de conclusão parcial da disciplina Materiais de Construção Mecânica como requisito parcial para conclusão da disciplina materiais de construção mecânica.
Petrópolis
2014
Aluno
FUNDIÇÃO COM MOLDES DE AREIA
Projeto de trabalho de conclusão parcial da disciplina materiais de construção mecânica apresentado a Unidade Acadêmica da Universidade Católica de Petrópolis como requisito parcial para conclusão do curso de Engenharia Mecânica
AVALIAÇÃO
GRAU FINAL: _________
AVALIADO POR ______________________________
Petrópolis, 20 de setembro de 2014.
1. INTRODUÇÃO:
Este trabalho se dedica a discutir os aspectos relacionados com a fabricação de moldes que utilizam areia como matéria prima. É um dos principais métodos para obtenção de peças fundidas e sua grande utilização deve-se ao seu custo relativamente baixo e manufatura simples.
2. PRINCIPAIS COMPONENTES:
Faz-se necessário, para início de estudo, o conhecimento sobre os principais componentes para obtenção de fundidos: o molde, o modelo e o macho.
2.1. Modelo
O modelo é uma cópia da peça que se deseja obter, pode ser fabricado em metal (alumínio e aço na maioria dos casos), madeira (cedro, pinho, compensado entre outros) e resinas do tipo epóxi. Sendo mais utilizados modelos em madeira pelo baixo custo e facilidade de trabalho, sendo agravantes à sua utilização as deformações com o tempo por umidade e mudanças de temperatura.
A construção de modelos deve respeitar regras que garantem a qualidade dos fundidos. Isto depende em que o mesmo será empregado, tendo variações de acabamento superficial, resistência mecânica, tolerância dimensional, necessidade ou não de emprego de máquinas para acabamento.
Começando pelo